8° BPM divulga balanço da ''Operação Toque de Recolher e Boas Festas''

Ações ocorreram entre sexta-feira e domingo deste último final de semana em todo o Vale do Ivinhema

Da Redação


O 8º BPM (8º Batalhão de Polícia Militar) divulgou os resultados obtidos durante a “Operação Toque de Recolher e Boas Festas”, deflagrada durante o último final de semana pelos policiais militares em toda as cidades do Vale do Ivinhema, que o batalhão abrange, Nova Andradina (distrito de Nova Casa Verde), Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, (distrito de Amandina), Novo Horizonte do Sul e Angélica (distrito de Ipezal).

Foram empregados mais de 130 policiais militares durante os três dias, sexta-feira, sábado e domingo, em toda a área do Vale do Ivinhema. A operação que teve por objetivo verificar o cumprimento do Decreto Estadual nº 15.559 que Dispõe sobre a restrição de circulação de pessoas e a observância das recomendações do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (PROSSEGUIR), como medidas de prevenção para evitar a proliferação do coronavírus (SARS-CoV-2).

Ao final da operação foi possível contabilizar os seguintes dados: 873 pessoas foram abordadas e orientadas acerca do cumprimento das medidas sanitárias e toque de recolher. Abordados aproximadamente 272 veículos em toda a área do Vale do Ivinhema. Ao todo, foram 49 pessoas conduzidas para as delegacias de Polícia Civil, sendo a maioria delas pelo crime de “desobediência” e "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” do Código Penal Brasileiro.

Os militares participantes das operações lavraram 216 autos de infrações de trânsito, destes, 33 autuações a condutores de veículos que estavam sob suspeita de terem ingerido bebida alcóolica ou que se negaram a realizar o teste do Etilômetro. Os condutores flagrados tiveram suas CNHs (Carteiras Nacional de Habilitação) recolhidas e irão responder a processo administrativo de suspensão das habilitações.  

 

A multa para quem é pego dirigindo o veículo sob o efeito do álcool ou de substância psicoativa ou se nega a realizar o teste do Etilômetro é de R$ 2.934,70. No total foram removidos 19 veículos aos pátios dos Detrans das cidades. Por fim, foram fiscalizados e abordados 96 estabelecimentos comerciais e residências suspeitas de aglomerações de pessoas, juntamente com as equipes de Vigilância Sanitária dos municípios.

O comandante do 8º BPM, tenente-coronel PM José Roberto de Souza, sinalizou como positiva os resultados da operação. “As operações policiais continuarão acontecendo em todas as cidades do Vale do Ivinhema, fins de cumprir a lei”, finalizou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!